
E o post dessa semana vem com um gostinho especial...
Nosso professor lá da uerj nos passou uma leitura de um livro muito bom de Michel Foucault, que tem por título: A Ordem do Discurso. Pra mim tem sido um prazer ler este livro, sou fascinada por Foucault desde de quando li fragmentos do seu livro "Vigiar e Punir".
A ordem do discurso é uma transcrição da aula inaugural de Foucault em dezembro de 1970 no College de France. Ele nos desvenda sobre a relação que o discurso tem com as formas de dominação e poder.
Diz Foucault: "o discurso não é aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo pelo qual se luta, o poder de que queremos nos apoderar." (p.10)
Para ele existem três princípios de supressão que atingem o discurso, a palavra proibida, a segregação da loucura e a vontade da verdade. Ele se detém mais do terceiro, que ao longo da história vem se reinventendo, afirmando e trocando o efeito; de que se o discurso não é verdadeiro esse exercer desejo e poder na tentativa de ser.
E para o campo da educação ele pontua que "todo campo da educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropiação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazerm consigo." (p.44)
Para exemplificar essa afirmação podemos refletir diante do discurso que a escola reproduziu sobre o "Descobrimento" do Brasil, feito pelos portugueses em 1500. Ao longo dos anos esse discurso se enraizou no currículo escolar e mesmo anos luz fortemente criticado a sujeição desse não se contrariava. Um saber que trazia um grande poder Histórico-Político-Social.
Este livro traz grandes questionamentos filosóficos, todavia não nos deixa desviar de um olhar prático e crítico como educador. Compreendendo a ordem ou desordem do discurso na contrução do sujeito (meu aluno), as relações de poder que irá permear todos os dias a minha responsabilidade pedagógica.
Recomendo este livro, e a aventurar-se com Foucault.
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