quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Quebrando paradigmas... Avaliação Formativa.



Hoje estarei escrevendo sobre a Avaliação Formativa, com base no texto "O portfólio eletrônico na formação de professores..." Do Professor Ivanildo Amaro de Araújo.

A avaliação formativa é uma avaliação que não se preocupa com a pontuação, mas o aprendizado como um todo. É uma avaliação que se relaciona ao um movimento histórico na busca de uma educação de qualidade, onde há democracia, ética, que seja transformadora. Ela se distancia da avaliação tradicional, se tornando democrática e plurilateral.

Trago comigo uma característica de avaliação formativa na minha formação como docente: não restringir a uma semana específica, mais ao longo de um período distribuído no ano letivo. Dentre outras características que podemos destacar é a da participação do professor e aluno neste processo, a avaliação formativa se torna apoio para a as aprendizagens dos alunos e um equilíbrio para o trabalho do professor.

O uso do portfólio é uma prática na avaliação formativa e segundo o autor sua utilização é estratégica para a constituição de conhecimentos.

Os princípios que orientam a elaboração do portfólio são:

  • Reflexão
  • Construção
  • Criatividade
  • Autoavaliação
  • Parceria
  • Autonomia

A utilização de diversas ferramentas tecnológicas, todavia proporcionando idéias por diferentes linguagens são algumas das vantagens no uso do portfólio eletrônico, e integração da teoria e prática sistematizando produções uma inovação na formação de professores.

Não podemos nos desprender das possíveis dificuldades que surgem; na minha opinião a avaliação formativa a partir do portfólio eletrônico rompe paradigmas, ela traz a docentes e discentes um novo olhar acima de uma experiência única que deve ser explorada. Avançar é a palavra chave para esta nova ferramenta de avaliação. Avançar não somente nos recursos, mas na construção de uma nova identidade avaliativa.

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