quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Uma descoberta, um novo caminho a percorrer...


É galera, mais um semestre que se finda na UERJ-FEBF, e esse marcou!
De tudo que vivenciei nesses 6 meses, o uso do blog na disciplina de TAELP sem dúvida foi uma descoberta surpreendente.
Quando ingressei na pedagogia em 2009 e vi que o curso na febf faria uso das mídias na aprendizagem escolar não imaginei que pudesse um dia usar o blog como portfólio eletrônico e como avaliação e registro do que trabalhávamos na disciplina. Foi um desafio, e como bom desafio, percorrer esse caminho me deixou grandes e eternos aprendizados.
Eu me senti parte integrante na construção de uma nova perspectiva educativa. Ter a responsabilidade de transmitir meus posicionamentos e ideias para o mundo virtual, deixar de lado por instante o discurso na terceira pessoa e usar a minha voz na primeira pessoa me fez compreender que não preciso ser mais um simples educador, posso sim ter um diferencial.
Os textos utilizados na disciplina de TAELP 2 estiveram interligados a todos os assuntos que compartilhamos em aula e em determinadas situações, as experiências que tivemos com o Estágio iam de encontro.
A dinâmica do Professor Ivan Amaro em suas aulas, trazendo-nos questionamentos antes não visto a cerca dos gêneros textuais e outros assuntos foi de total excelência. Deixo aqui meu Muito Obrigado a ele, por nos proporcionar uma experiência tão enriquecedora.

Esse caminho não termina aqui. Irei continuar com o blog postando novos questionamentos que forem surgindo ao longo da minha prática como Pedagoga.
 


"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

RUBEM ALVES






2 comentários:

  1. Que lindo amiga! Realmente, este curso foi enriquecedor e marcou nossa trajetória como educadores. Desafios foram feitos para serem vencidos e nós conseguimos. Uhul!!!
    Avante!

    ResponderExcluir
  2. Larissa, fico muito feliz que tenha aproveitado a experiência e ter as impressões de vocês muito nos ajuda na caminhada de fazer algo diferente em educação que, realmente, auxilie o aluno a avançar em seus conhecimentos... Espero que a experiência possa ser melhorada e que possa contribuir para seu trabalho como professora, no futuro...

    Feliz Natal
    Ivan
    PS: sugestão: coloque os propósitos do portfólio e os descritores...

    ResponderExcluir