quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Avaliação da Educação Básica: SAEB e PROVA BRASIL





O SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básico é dividido em dois eixos:


  • ANEB- Avaliação Nacional da Educação Básica
Tem caráter amostral, aplicada para os estudantes matriculados no 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio das redes públicas e privadas nas áreas urbanas e rurais. Os resultados são apresentados para cada unidade da federação, região e para o Brasil em sua totalidade.

  • ANRESC- Avaliação Nacional do Rendimento Escolar

Focaliza cada unidade escolar, tem por nome “Prova Brasil”. É aplicada para estudantes do 5º a 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas; estaduais, municipais e federais, que tenham no mínimo 20 alunos. Seus resultados são utilizados no IDEB.

A prova Brasil foi criada e aplicada pela primeira vez em 2005. As avaliações que compõe o SAEB são aplicadas a cada 2 anos, avaliando habilidades em Língua Portuguesa e Matemática.

Quando pensamos neste sistema em avaliação não podemos esquecer a influência de diferentes áreas como psicologia, realidades socioeconômicas e diferentes posicionamentos teórico-educativos no processo de gestão de uma unidade escolar. O SAEB não vem somente como um simples sistema avaliativo, mas como uma nova forma de gestão das unidades escolares, tentando uniformizar o que em lógica ainda está distante de conquistarmos: diferentes contextos atingindo níveis de igualdade nos resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário