sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Livro Didático de Língua Portuguesa



Análise - Livro Didático de Língua Portuguesa

Livro: “Novo Eu Gosto” 2006– 3º Ano do Ensino Fundamental
Autoras: Célia Passos & Zeneide Silva

  • O livro está divido em lições, possui para cada conteúdo um texto, antecedendo a abordagem gramatical.
  • Os textos utilizados são de diversos gêneros: poesia, conto, história em quadrinhos, reportagens, entre outros; todos adaptados a fins didáticos.
  • As interpretações propostas seguem o modelo de questionário, perguntas e respostas, diversificando com exercícios de escrita, associação de colunas, completes e caça-palavras. Possui como estudo complementar um almanaque de jogos, criação de textos e dobraduras.

Não se encontra no livro a articulação dos dois grandes eixos estabelecidos pelos PCNs do uso da língua oral e escrita e o da reflexão acerca desses usos. O livro está imerso em definições e classificações gramaticais, centrado no interesse metalinguísticoApenas alguns textos utilizados no livro trazem a dimensão da textualidade para o dia-a-dia, porém não busca a relação com registros coloquiais a oralidade. Há uma prática de escrita mecânica, voltado apenas para a habilidade motora. Exercícios com frases soltas sem contextualização, palavras desligadas do contexto, massificando treinos ortográficos.


O livro didático se tornou  um dos principais instrumentos no processo de escolarização, pois este é visto pela sociedade como suporte preferencial de comunicação de saberes escolares. A falta de preparação, tempo e de recursos do professor, muitas vezes acaba fazendo com que ele baseie seu programa de ensino apenas no que consta no livro didático.  Precisamos desmitificar isso. O livro é um auxílio, mas o suporte são as realidades vivenciadas dentro da sala de aula.

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