quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Analisando o Texto de Marcuschi


Texto: Produção Textual, análise de Gêneros e Compreensão 
autor: Luiz Antônio Marcuschi 

 No texto vemos algumas abordagens já discutidas em textos anteriores, como a importância dos gêneros para a interlocução humana. O autor aborda também a questão da identificação dos gêneros e sua funcionalidade. Ele resume que no caso dos gêneros temos:  
1) Intergenericidade- um gênero com a função de outro 
2) Heterogeneidade tipológica- um gênero com a presença de vários tipos.  

Ele deixa no texto claro o seu posicionamento de que livro didático é um suporte e não um gênero. Uma das questões que me chamou a atenção foi a do gêneros e o ensino da língua.   
"Será que há algum gênero ideal para tratamento em sala de aula? 
 Existem gêneros mais importantes que outros?  
Há gêneros mais adequados à leitura do que outros e há outros que são mais adequados à produção, pois em determinados momentos somos confrontados apenas com um consumo receptivo e em outros casos temos que produzir os textos. "  

Na Visão dos PCNs a respeito da questão dos gêneros a língua falada e língua escrita não se opõem de forma dicotômica, nem são produções em situações polares. Se dão relacionadas ao contexto do contínuo dos gêneros textuais. Circulam na escola a respeito da relação entre a modalidade oral e a escrita a idéia de que a escrita é mera transposição da fala, ou tratar as especificidades de cada modalidade como polaridades. Parece que fala e escrita se oporiam, pelo interesse pedagógico, como se a fala fosse a vernacular, a forma de comunicação espontânea e a escrita, a forma culta referente à norma padrão e socialmente prestigiada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário